NOTÍCIAS

Mancha de alcatrão no milho foi mais uma vez detectada nos EUA


A mancha de alcatrão do milho, doença causada pelo fungo Phyllachora maydis, já foi confirmada no Kansas (EUA). A mancha de alcatrão foi detectada pela primeira vez no final de 2022.

A prevalência e a severidade da doença parecem ser muito maiores do que na temporada de 2022. Agora é um momento crítico para identificar campos com mancha de alcatrão, pois esses locais podem estar em maior risco para a doença nos próximos anos.

A mancha se desenvolve como pequenas manchinhas pretas e elevadas (circulares ou ovais) que se desenvolvem em plantas infectadas, podendo aparecer em um ou ambos os lados das folhas, bainhas foliares e cascas. As manchas podem ser encontradas tanto no tecido saudável (verde) quanto no moribundo (marrom).

Os esporos da doença podem ser dispersados pelo vento e respingos de chuva e podem se mover para campos próximos se as condições forem favoráveis.

A pesquisa mostrou que fazer uma aplicação logo após a primeira detecção é eficaz se as lesões forem detectadas precocemente. Se você esperar até que haja doença significativa, então uma aplicação de fungicida pode ser tarde demais.

As chuvas recentes provavelmente ajudaram a promover o desenvolvimento de manchas de alcatrão, pois o clima quente e úmido favoreceram o desenvolvimento e a disseminação da doença.

Os fungicidas são uma ferramenta eficaz para controlar a mancha de alcatrão se forem bem cronometrados. Pesquisas têm mostrado que o melhor retorno sobre o investimento de uma aplicação de fungicida no milho ocorre quando as doenças fúngicas estão ativas na plantação de milho.

Se houver um alto índice da doença no início da temporada, uma segunda aplicação pode ser justificada. Os campos devem ser examinados 14-21 dias após a primeira aplicação para ver se a mancha de alcatrão se tornou ativa novamente.

 

Fonte: Farm Talk, 15/08/2023

Fonte da Imagem: Plantix

Tags

Notícias Relacionadas

Close