NOTÍCIAS

Projeto detecta crescimento da população de lagartas no Brasil


O Projeto Antecipa da AgBiTech Brasil, que inicialmente atuou como um programa experimental em alguns locais específicos de produção agrícola, tornou-se uma iniciativa permanente em ação nas principais regiões produtoras. O objetivo do projeto é antecipar as estratégias de manejo de pragas ao longo da safra através da detecção dos fluxos de mariposas por meio do uso de armadilhas instaladas próximas às lavouras.

De acordo com Gustavo Shiomi, engenheiro agrônomo da AgBiTech, esses insetos são a fase adulta de algumas lagartas e são pragas com impacto relevante para diversas culturas. As armadilhas fornecem informações importantes ao produtor, e permitem que este defina o momento ideal para realizar o controle do inseto, antes que a população atinja níveis mais altos e causem maiores danos.

O agrônomo destacou que o projeto coletou nos últimos dias mais de 7 mil mariposas na rede de monitoramento. Ele alerta pela presença de lagartas da espécie Rachiplusia nu, em estados como Mato Grosso, Piauí e Tocantins e reforça que será necessário intensificar o monitoramento e adotar algumas medidas para controlar o inseto em alguns locais. Isso pois essa lagarta ataca lavouras de soja com tecnologia BT, podendo comprometer a produtividade.

Essa espécie parece estar se adaptando a climas mais quentes e tem causado danos em regiões que antes não eram afetadas. Os dados mostraram que, em Goiás, uma única armadilha capturou mais de 500 indivíduos em cinco dias, o que evidencia um problema para os produtores e a necessidade de um monitoramento constante.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 13/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close