NOTÍCIAS

Simbiose inicia vendas de produto desenvolvido em parceria com a UEL


A Universidade Estadual de Londrina comemora os bons resultados de uma parceria firmada entre o Laboratório de Biotecnologia Microbiana (Labim), a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) e a empresa Simbiose, considerada a maior produtora de defensivos e insumos microbiológicos da América Latina.

Após um acordo de cooperação firmado em 2017, a Simbiose desenvolveu um novo defensivo a base de Bacillus velenzensis que, além de não apresentar impactos negativos para o meio ambiente, se mostrou eficaz no controle de doenças que afetam a soja e o milho, como a mancha branca do milho e a mancha parda.

O diretor da Aintec, Edson Antônio Miura, destaca o orgulho do processo e o pioneirismos dentre os acordos de cooperação técnica e científica firmados entre a UEL e o setor privado.

Com relação aos benefícios desse acordo para a UEL, há uma série vantagens que colocam a instituição em uma posição de destaque entre as universidades públicas brasileiras. Além de ter um contato mais próximo com o que há de mais avançado na indústria atualmente, a UEL também passa a receber recursos oriundos da exploração comercial do produto biológico, abrindo caminhos para novos investimentos.

Segundo a Aintec, o contrato firmado entre a universidade e a Simbiose determina que o recebimento dos royalties sobre propriedade intelectual tenha início um ano após a comercialização do primeiro lote do produto, ou seja, no segundo semestre de 2024.

A partir da sedimentação de uma boa relação institucional entre a Aintec e a Simbiose, novas parcerias já estão se desenvolvendo. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Simbiose, Artur Soares, comenta que o sucesso dos produtos gerados pelos esforços conjuntos é uma questão de paciência e muito trabalho para o convencimento dos agricultores. Ele reforça que a eficácia da tecnologia é atestada pelos próprios laudos emitidos por instituições credenciadas no MAPA, onde são realizados os processos de validação dando mais segurança ao produtor rural que optar em utilizar a tecnologia desenvolvida.

Artur conclui dizendo que uma parceria bem-feita é uma receita de sucesso. No caso desse produto em específico, houve uma junção do conhecimento dos pesquisadores da universidade com a expertise da Simbiose em indústria e marketing, sendo o encaixe perfeito e que o resultado será muito positivo para ambos.

 

Fonte: O Perobal, publicado em 26/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close