SUSTENTABILIDADE

Bioativador de fontes vegetais apresentou eficiência no manejo dos principais nematoides


A apresentação dos primeiros resultados obtidos pelo bioativador vegetal Organic Bloom no controle de nematoides foi apresentada no Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN 2023). Trata-se de uma solução orgânica formulada pela Ingal Agrotecnologia à base de ácido fítico extraído do farelo de arroz e aminoácidos oriundos da soja.

Por ser um produto natural, obtido 100% de fontes vegetais, é totalmente compatível com outras tecnologias e se ajusta a uma ampla faixa de pH, podendo ser adicionado junto à calda em aplicações.

Os resultados apontaram que o bioativador é eficiente no manejo dos principais nematoides que comprometem a produtividade de soja, milho, feijão e algodão, ele controlou os nematoides Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines e Rotylenchulus reniformis.

Nos primeiros testes, foi constatado que o Organic Bloom teve efeito sobre os nematoides. Com isso, começaram um processo de investigação do produto com vários testes em laboratório e em casa de vegetação, em condições controladas. Logo após também foram feitos testes a campo, em estação de pesquisa, para investigar todos os mecanismos de ação do produto.

De acordo com a engenheira agrônoma Tatiane Zambiasi, para cada teste feito eram descobertos diferentes mecanismos de ação, mas sempre com ótimo controle da praga. O Organic Bloom foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e conta com o selo IBD de Certificação Internacional de Produto Orgânico. A Ingal Agrotecnologia foi fundada por Fernando Caetano, e tem Nelson Borges como Líder Comercial na Região do Cerrado brasileiro.

 

Fonte: Agrolink, 29/08/2023

Fonte da Imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close