SUSTENTABILIDADE

Brasil é o país líder mundial na utilização de biológicos


A Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) realizou um o 1º Workshop ANPII de Inteligência de Mercado. O evento reuniu representantes do Ministério da Agricultura, da Embrapa, instituições de ensino superior, além de representantes do agronegócio, confirmou o compromisso coletivo com o desenvolvimento e a promoção da tecnologia dos Inoculantes Biológicos para Agricultura. O Brasil é considerado o país líder mundial na utilização de biológicos na agricultura, impulsionando a adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes no campo.

O foco principal do evento foi o desenvolvimento e a valorização dos inoculantes biológicos, demonstrando sua importância na Fixação Biológica de Nitrogênio e na Promoção de Crescimento Vegetal. Essas tecnologias são fundamentais para uma agricultura equilibrada, que visa à preservação ambiental e à sustentabilidade agronômica, econômica e social. Nesse contexto, o Brasil continua a liderar o caminho global na adoção de tecnologias biológicas para impulsionar a produção sustentável.

O conselheiro e fundador da ANPII Solon Araujo, destaca a consolidação da soja como uma cultura impulsionada pela adoção de inoculantes e pela mentalidade cada vez mais presente entre os agricultores em relação aos produtos biológicos. Da mesma forma, ele aponta para a trajetória semelhante da cana-de-açúcar, cujos produtores já estão familiarizados com o uso de produtos biológicos para controle de pragas como a cigarrinha. Araujo ressalta que essas duas culturas tendem a expandir naturalmente, impulsionadas pelo surgimento de novos produtos e pelo interesse do agricultor brasileiro por inovações. A expectativa é de um crescimento significativo, especialmente com a introdução de inoculantes de melhor qualidade e devidamente dimensionados para cada cultura.

Além disso, Araujo destaca o potencial de crescimento do milho com produtos biológicos. Assim como a soja e a cana-de-açúcar, o milho já está incorporando tecnologias. Embora o espaço para expansão possa ser relativamente menor em comparação com outras culturas, como a soja e a cana, o interesse dos agricultores e a busca por novidades devem impulsionar o crescimento do uso de biológicos nesse segmento agrícola.

O evento também destacou a importância da constante inovação e do desenvolvimento de novos produtos que atendam às demandas específicas de cada cultura, mantendo o agricultor brasileiro sempre interessado em novidades e soluções eficazes.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 28/02/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close