SUSTENTABILIDADE

Compatibilidade de agroquímicos e controle biológico é avaliada em experimentos para controle da traça-do-tomateiro


Avaliar a utilização de agroquímicos e sua compatibilidade com agentes de controle biológico (parasitoides) contra a traça-do-tomateiro é o principal objetivo dos experimentos que vêm sendo conduzidos desde 2018 na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), com resultados que têm permitido confirmar a eficácia dos métodos utilizados. “Em função do que tem sido observado até agora, as respostas têm sido bem promissoras”, assinala o pesquisador Alexandre Moura, responsável pelos ensaios.

Segundo ele, são realizadas duas avaliações por semana, visando o monitoramento das plantas para verificar o nível populacional da praga e, conforme o resultado, decidir se vai aplicar o defensivo químico ou não. “Temos dois segmentos dentro da casa de vegetação, um que trabalha somente com o uso de agroquímicos e outro com o inimigo natural da praga, o parasitoide Trichogramma pretiosum, aliado ao uso de defensivos químicos seletivos, quando necessário, justamente para medir o comportamento da praga em cada uma das situações”, explica.

Custo de produção

O pesquisador observa também que, quando são empregados outros métodos de controle, o custo da produção também é influenciado, e aponta como exemplo o caso de produtores que fazem aplicações semanais, chamado de por calendário – alguns até a cada dois, três dias – para controlar pragas em tomateiro, principalmente.

Moura chama a atenção para a importância do Manejo Integrado de Pragas (MIP), seguido nos experimentos, onde os agroquímicos só são aplicados quando a população da praga atinge o nível de controle.

Fonte: EMBRAPA, 16/10/2019

Fonte da imagem: Alimento foto criado por pressfoto – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close