SUSTENTABILIDADE
Defensivo biológico é nematicida, fungicida e promove crescimento
O setor canavieiro usa a tecnologia de combater pragas com inimigos naturais há pelo menos 70 anos. O primeiro registro de inseticida biológico para a broca-da-cana é do final da década de 40 e há mais de 20 para a cigarrinha-das-raízes.
Mais recentemente o fungo Trichoderma harzianum vem sendo utilizado em aplicação foliar, tratamento de sementes e tratamento do solo para a supressão de várias doenças causadoras de patógenos fúngicos. Inicialmente indicado como fungicida, atualmente já tem seu efeito nematicida reconhecido cientificamente e ainda auxilia na promoção do crescimento da planta.
De acordo com o Prof. Dr. Alexandre de Sene Pinto, o Trichoderma harzianum é um fungo multiuso, que tem como principal função o controle de doenças de solo, como Fusarium e Colletotrichum. “No solo, também repele e controla nematoides, fixa nitrogênio, transforma fósforo não-absorvível em absorvível pela planta, incorpora zinco e potássio às raízes, produz fitohormônios que melhoram as condições gerais das plantas, e ainda melhora a estrutura do solo”, explica.
Fonte: Agrolink, 04/05/2020