SUSTENTABILIDADE
Embrapa recebe patente para produção de nanocompósito voltado para agricultura
A Embrapa Agroenergia teve seu pedido de patente para o “Processo de Produção de Nanocompósito de Carbonato de Cálcio e Lignina Kraft a partir de Emissões Gasosas” deferido, com exclusividade de exploração comercial desta invenção por 20 anos.
O processo aprovado utiliza emissões de dióxido de carbono (CO2) para produzir um nanocompósito de carbonato de cálcio e lignina kraft. Entre as fontes de origem das emissões de CO2 a serem utilizadas incluem uma usina termelétrica, por exemplo, o que o torna ambientalmente sustentável.
O resultado do processo é um nanocompósito capaz de fixar moléculas de agroquímicos em sua superfície. A lignina é adicionada para melhorar essa fixação. Este composto pode ser utilizado como um veículo para diversos produtos como fertilizantes e defensivos. Ademais, pode proporcionar uma liberação lenta, controlada ou ambas, de modo que, as moléculas aderidas podem ser liberadas de maneira gradual, o que garante uma ação duradoura e evitando perdas.
Para garantir agilidade no processos de patente, o pedido foi realizado por meio de um trâmite prioritário de tecnologia verde, por meio do programa Patentes Verdes, o qual tem como objetivo acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente.
Fonte: Embrapa, publicado em 12/09/2023
Fonte da imagem: Pexels