NOTÍCIAS

Manejo de pragas no milho requerem atenção por conta do El Niño


O Brasil comemora uma safra 2022/23 com mais um recorde de produção e produtividade na cultura de milho. Apenas em Mato Grosso, foram colhidas em torno de 51 milhões de toneladas de milho na “safrinha”. De acordo com a CONAB, a safra total de milho será de 131 milhões de toneladas no país.

Apesar do indicativo de incidência do fenômeno climático El Niño intenso, as expectativas para a próxima safra de milho são igualmente favoráveis. Contudo, a característica de elevação da temperatura do El Niño favorece o surgimento e aumento de pressão de diversas pragas. Isso ocorre por conta da duração do ciclo de vida dos insetos, que é reduzida conforme a temperatura aumenta.

Entre esses insetos, pode-se citar pragas como a lagarta-do-cartucho, principal lagarta do milho, as quais podem reduzir em até 50% a produtividade em situações sem manejo. Esses danos elevados ocorrem, principalmente, devido ao ataque dessa praga, que atua diretamente na região reprodutiva da planta.  Assim, o acompanhamento das pragas nos períodos mais quentes e o manejo correto são fundamentais para garantia de mais uma safra com alta produtividade.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 18/09/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close