SUSTENTABILIDADE

Manuseio correto de maquinários reduz o uso de defensivo em até 70%


O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado hoje em todo o mundo como uma maneira de valorizar e preservar ainda mais os recursos naturais. O tema instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano é “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. E ao falar em poluição do ar é preciso discutir também como e quando o uso de defensivos agrícolas interfere no meio ambiente.

Segundo especialistas, quando ocorre o uso correto de defensivos, e isto significa manuseio de equipamentos e descarte de embalagens, a diminuição no uso em uma mesma área pode ser reduzida em até 70%.

Assim espera os pesquisadores e idealizadores do programa “Aplique Bem”, lançado em 2007 pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. O objetivo é levar aos proprietários rurais uma plataforma de treinamento e pesquisa participativa, com ênfase no uso seguro e sustentável de agroquímicos.

O pesquisador científico Hamilton Ramos explica que ao aplicar corretamente o produto evita-se que o mesmo fique acumulado no solo ou até mesmo no ar e que posteriormente seja levado, por exemplo, pela chuva para algum rio. “Independentemente do tipo de produto a ser utilizado temos que focar na forma de pulverização, assim como na regulagem dos equipamentos e, claro, no treinamento aos agricultores”, adianta.

Ainda de acordo com o pesquisador, quando um equipamento está mal regulado, o agricultor pode jogar no meio ambiente uma quantidade excessiva e desnecessária de defensivos.

Ramos sabe que muitas pessoas ainda são avessas ao uso de agroquímicos nas lavouras, mas faz questão de enfatizar que utilizando o químico ou o biológico, preservar o meio ambiente é uma das missões do ‘homem do campo’.

E se aprender a aplicar corretamente produtos no solo é importante, fazer o descarte correto das embalagens também faz parte das prioridades.

Em Jundiaí existe o Programa Campo Limpo com o objetivo de garantir a preservação do Meio Ambiente, assim como a saúde dos próprios agricultores e da comunidade de um modo geral.

Só em novembro do ano passado, em uma parceria entre a unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e a Prefeitura de Louveira foram recolhidas 10.108 embalagens de defensivos dos sítios dos produtores rurais, com a participação total de 122 agricultores.

Jornal de Jundiaí, 05/06/2019

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close