SUSTENTABILIDADE

Setor de biológicos enfrenta desafios logísticos


De acordo com a Promip, uma empresa pioneira em produtos de controle biológico no Brasil, apesar do grande crescimento anual de 40% no setor de bioinsumos, os problemas logísticos têm sido um sério problema para essa indústria. Segundo o CEO da empresa, Marcelo Poletti, a distribuição de produtos biológicos ainda é um fator limitante para que ocorra um avanço ainda maior.

O CEO explica que o maior desafio do setor no momento é em relação ao prazo de validade dos produtos biológicos, já que em muitos casos os organismos vivos que compõem a tecnologia sobrevivem somente algumas semanas em condições de temperatura ambiente. Ademais, as empresas que utilizam o processo de armazenamento e transporte refrigerado tem um custo maior. No momento a solução tem sido a realização de parcerias com varejistas para a entrega de freezers.

Pensando nisso, Marcelo complementa que a tendência é que a cadeia busque outras alternativas. As biofábricas estão trabalhando mais alinhadas com os clientes finais. Uma alternativa segundo ele seria a produção “regionalizada” dos produtos, com as fábricas próximas aos produtores, podendo significar um avanço importante para o setor.

 

Fonte: Agropages, publicado em 28/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close