SUSTENTABILIDADE

Vespa parasita oferece controle de pragas


Uma espécie de vespa parasitária descoberta por acaso poderia fornecer aos produtores uma maneira de controlar uma grande praga, os besouros de repolho (CSFB). Explorações posteriores revelaram que colônias de cerca de 3.000 besouros coletados em três locais ao redor de Norfolk foram infectadas por uma vespa parasita que deposita ovos dentro do corpo do besouro.

O sequenciamento genético e a pesquisa do Museu de História Natural do Reino Unido e do Museu Sueco de História Natural identificaram a vespa como uma espécie escura chamada Microctonus brassicae, que foi relatada pela primeira vez em 2008 sem identificação adicional até o momento. O estudo de pesquisadores do John Innes Center é a primeira descrição publicada deste parasitóide adulto.

Experimentos mostraram que, sob condições controladas, a presença de vespas em quantidades suficientes levou ao colapso das colônias.  Os hospedeiros do besouro tornam-se estéreis e morrem depois que as larvas da vespa emergem do corpo após passarem pelo sistema digestivo. O curto tempo de geração de 43,5 dias do ovo ao adulto significa que seria possível criar rapidamente várias gerações sob condições controladas.

O estudo levanta a possibilidade de empregar Microctonus Brassicae e outras espécies de vespas parasitas geneticamente semelhantes ao biocontrole para proteger a canola e uma variedade de culturas comercialmente importantes, propensas a ataques por CSFB. O besouro é uma grande ameaça para a colza, principalmente a safra de inverno, em todo o Reino Unido e Europa. Causa danos característicos aos orifícios das folhas, resultando frequentemente em falha da colheita ou mau estabelecimento da colheita.

Fonte: Agrolink, 27/05/2020

Finte da imagem: Imagem de Capri23auto por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close