USO E APLICAÇÃO

Anomalia em lavouras de soja preocupa produtores no Mato Grosso


Uma nova anomalia que está apodrecendo os grãos da soja está tirando o sono dos produtores de Sorriso, campeão nacional na produção da oleaginosa. Especialistas ainda estão pesquisando a nova doença e não há fungicida específico para combatê-la. A produção mais afetada é nas áreas onde há irrigação. O Sindicato Rural orienta aos produtores que perceberam as características nos grãos da sua propriedade, que faça a imediata comunicação.

“Está aparecendo uma anomalia nova na soja, fui nas áreas de alguns produtores, não sabemos o que é. Está apodrecendo o grão da soja, especialmente nas aéreas irrigadas. A gente achava que era uma variedade de soja só, mas não é. Está aparecendo em três, quatro variedades. É um negócio muito pontual e está se expandindo. O produtor tem que ficar atendo se tiver relato na sua propriedade, avise e informe. Os agrônomos que estão no campo vão ficar atento. Não tem o que fazer, não tem fungicida. Existem manejos que estamos estudando para diminuir o problema”, explicou o presidente do Sindicato Rural Silvano Filipetto.

Essa não é a única preocupação do sindicato. Com a falta de chuvas, algumas áreas agrícolas já têm indicação de quebra de safra e de produtividade de cinco a dez sacas de soja a menos, em relação ao ano passado, devido à crise hídrica. Este é o período de enchimento de grãos e é um dos mais sensíveis em relação a déficit hídrico.

Fonte: SóNotícias, 14/01/2021

Fonte da imagem: Imagem de Mariana Lazaro mari_lazaro por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close