USO E APLICAÇÃO
Argentina: fungos aumentam em Mendonza e uso de defensivos subirá em uvas
Argentina: fungos aumentam em Mendonza e uso de defensivos subirá em uvas
Apesar de não ser uma situação generalizada, especialistas na província de Mendoza, na Argentina, tem alertado sobre surtos de Míldio (Peronospora), majoritariamente em uvas, o cultivo mais importante da região. O foco se concentra nas parte Leste e Norte da província. Esse alerta preocupa os produtores porque veio logo após a desvalorização do Peso, o que pode encarecer significativamente os defensivos para combater o fungo, que são dolarizados.
“Nós não temos dados muito específicos sobre possíveis danos, mas o problema é que o Míldio está presente em todos os oásis da província,” disse o responsável técnico da Associação de Cooperativas Vinícolas Argentinas, Daniel Massi.
O surto é considerado uma consequência do El Niño e a característica do ataque é afetar as partes verdes das plantas, segundo o Instito Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA). Outra forma de ataque é através de intervenção nos fungos e se manifesta em grupos durante todo o ciclo.
“Nós temos visto ataques às folhas mas também em grupos, apesar de não serem generalizados. As regiões Norte e Leste são as mais afetadas com este problema. No sul, nós temos problemas em General Alvear e Real del Padre. Estamos em todas as regiões, mas não podemos falar de danos significativos,” acrescentou Massi.
O jornal local Los Andes reportou que no final de Dezembro muitos revendedores não haviam precificado os defensivos para combater o fungo porque aguardavam uma estabilização do valor do dólar. Segundo dados de um Observatório, há pelo menos 159 mil hectares com Míldio na província de Mendoza.
AgroLink, 08/01/2016