USO E APLICAÇÃO

Cientistas da China e Paquistão unidos para encontrar soluções para doenças cítricas e pragas de insetos


Cientistas chineses e paquistaneses se unem para desenvolver medidas de controle biológico em busca de melhor qualidade e quantidade de frutas cítricas no Paquistão.

Para esse fim, um centro de pesquisa foi lançado nos dois países em 2018 para explorar em conjunto soluções verdes e sustentáveis ​​para a crescente prevalência de doenças cítricas em todo país da Ásia Meridional.

Falando à China Economic Net (CEN), o Prof. Dr. Qiu Baoli e o Prof. Dr. Shaukat Ali, diretor e vice-diretor do centro de manejo de pragas cítricas China-Paquistão, disseram que, embora as medidas químicas possam fornecer respostas rápidas a surtos de doenças cítricas, elas também aumentam a resistência de pragas contra pesticidas, representando graves ameaças ambientais e de saúde.

O pesquisador disse ao repórter do CEN que o centro, iniciado pela South China Agricultural University e Sargodha University, empreendeu quatro vertentes de trabalho de pesquisa para produzir soluções ambientalmente amigáveis.

A primeira linha de pesquisa, observaram o Dr. Qiu e o Dr. Ali, concentra-se no uso da tecnologia “atrair e eliminar” para dissipar as pragas. Por exemplo, os pesquisadores investigaram como diferentes tipos de armadilhas e iscas afetam a eficácia da captura de pragas em pomares de frutas cítricas em seis cidades paquistanesas produtoras de frutas cítricas.

O Dr. Qiu disse ao CEN que os pesquisadores também estão desenvolvendo tecnologias para criar vespas parasitas e insetos predadores, que são inimigos naturais das pragas dos citros. “Até agora, descobrimos 22 novas espécies de insetos predadores e registramos 7 novos gêneros e 2 novos subgêneros”, observou.

Além disso, o centro vem pesquisando defensivos biológicos para controle de emergência. “Nosso objetivo é desenvolver fórmulas comerciais para fungos entomopatogênicos direcionados a pragas cítricas e avaliar sua toxicidade em condições de laboratório e de campo”, disse o Dr. Ali ao CEN, acrescentando que avanços foram feitos na investigação e avaliação dos recursos fúngicos entomopatogênicos do Paquistão.

 

Fonte: China Economic Net, 24/03/2023

Fonte da Imagem: Pexels

Tags

Notícias Relacionadas

Close