USO E APLICAÇÃO

Começa na Serra Gaúcha o Sistema de Alerta Mosca-das-frutas


Pelo quarto ano consecutivo, Embrapa Uva e Vinho e Emater/RS-Ascar irão realizar o Programa de Monitoramento e Alerta da Presença da Mosca-das-Frutas na Serra, por meio do acompanhamento de 32 estações instaladas em oito municípios produtores de pêssego: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cotiporã, Farroupilha, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos e Veranópolis.

A partir de hoje, e  até o término da safra do pêssego, semanalmente será feito o monitoramento da presença deste inseto, que é a principal praga da fruticultura na região. A partir disto, será elaborado um boletim sobre o tamanho da população de mosca-das-frutas e as recomendações para o manejo e controle da praga. O boletim gratuito será publicado todas as terças-feiras no site da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), e enviados por e-mail e WhatsApp aos inscritos.

Ao longo desses quatro anos, permanecem como parceiros do Sistema na Serra Gaúcha as Secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. O Boletim Serra é uma ampliação de um sistema de monitoramento que é feito há dez anos na região de Pelotas, onde são produzidas 95% da fruta destinada à indústria de conservas.

O sistema foi desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), em parceria com o setor produtivo e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A cultura do pessegueiro na região ocupa cerca de três mil hectares e, além de abastecer o mercado gaúcho, é vendida para o Paraná, São Paulo e região Nordeste.

Fonte: EMBRAPA, 22/09/2020

Fonte da imagem: Imagem de Zdeněk Krejčí por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close