USO E APLICAÇÃO

Costa Rica proíbe o uso de clorotalonil


O governo da Costa Rica emitiu um decreto que proíbe o uso do clorotalonil no país. Em comunicado para a imprensa, foi destacado que a proibição foi assinada pelo Palácio Presidencial em conjunto com os Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Agricultura. O texto destaca a molécula como sendo prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Com isso, fica proibido o registro, importação, exportação, fabricação, preparação, armazenamento, distribuição, transporte, reembalagem, manuseio, venda, mistura e uso de produtos que contenham o a molécula. O produto já havia sido proibido pela União Europeia em 2019.

O clorotalonil é um fungicida de amplo espectro que era utilizado na Costa Rica em diversas culturas vegetais e em frutas. De acordo com o decreto, a proibição se deu pelo produto ser persistente no meio ambiente e poder apresentar toxicidade para alguns seres vivos.

Além disso, segundo dados divulgados pelo Instituto Regional de Substâncias Tóxicas da Universidade Nacional da Costa Rica, a Costa Rica tem o maior uso médio de pesticidas por hectare de terras agrícolas do mundo. Esse uso intenso de defensivos na Costa Rica foi destacado em relatórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado. Assim o governo do país divulgou que está trabalhando em uma política de uso de defensivos no país.

 

Fonte: The Tico Times, publicado em 05/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close