USO E APLICAÇÃO

Embrapa confirma que doença achada na Bahia não é nova, mas é destrutiva


Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), confirmaram a ocorrência de uma doença que pode causar grandes estragos na cultura da soja: a podridão radicular de Phytophthora. Diferente do noticiado em alguns sites, a doença não é nova no Brasil, detectada pela primeira vez em meados de 1995. O alerta atual foi dado pela entidade, pois o patógeno apareceu pela primeira vez na Bahia.

No Brasil, plantas de soja com sintomas da doença já foram encontradas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo e, agora, na Bahia.

“Acho que esse alarde se deu porque quando se fala da ocorrência de doenças, ainda mais as que reduzem produtividade ou aumentam os custos, sempre assusta. O objetivo de divulgar a informação, por parte da Embrapa e da Fundação Bahia, é que caso o agricultor suspeite dessa ocorrência, nos informe, permitindo assim trabalhos ainda necessários em relação ao patógeno. Isso também vai possibilitar a indicação e o desenvolvimento de cultivares mais adequadas”, diz a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas, que atuou junto com pesquisadores da Embrapa Algodão e da Embrapa Cerrados.

A ocorrência da doença foi comunicada à Associação Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O alerta aos produtores da região está sendo feito em parceria com a Fundação Bahia.

Na Bahia, os primeiros sintomas da doença foram relatados na safra 2017/2018, quando ocorreu morte de plântulas e de plantas adultas com apodrecimento da raiz e escurecimento da haste. Tentativas para confirmação da causa do problema foram realizadas, entretanto, na época não foram observadas as estruturas típicas do patógeno nas amostras coletadas.

“É um patógeno de difícil detecção, precisa ser feito um exame minucioso das raízes das plantas“, explica a pesquisadora Claudine Seixas.

Em meados de dezembro de 2019, técnicos da Fundação Bahia e pesquisadores da Embrapa, conseguiram novas amostras de raízes de plantas de soja, de diferentes cultivares com os mesmos sintomas já verificados anteriormente na região e, nesse caso, foi confirmada a presença de estruturas características do patógeno.

Fonte: CanalRural, 13/08/2020

Fonte de imagem: Imagem de Charles Echer por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close