USO E APLICAÇÃO

Goiânia sedia Encontro de Plantio Direto na Palha

Goiânia sedia Encontro de Plantio Direto na Palha


A 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha vai reunir a partir desta terça-feira, dia 20, até o dia 22, profissionais do Brasil e do exterior, das mais diversas áreas da agropecuária, além de representantes, consultores e empreendedores agrícolas de instituições públicas e privadas do País para discutir o tema Palha, Ambiente e Renda. Pesquisadores, técnicos e consultores ambientais e agricultores do agronegócio vão abordar temas que podem melhorar a vida do homem do campo e a produção agropecuária brasileira. O encontro será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia.

O plantio direto é uma técnica de manejo de solo com o mínimo impacto de máquinas agrícolas, como tratores e arados. Nessa prática, os agricultores conseguem proteger o solo das ações do sol e da chuva, preservando a matéria orgânica e reduzindo a erosão. Veja a programação. O encontro é uma realização da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) e conta com o apoio, entre outras instituições privadas e públicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Consolidação

Em 1996, o Encontro foi realizado em Goiânia, e teve uma abrangência para toda a região Centro-Oeste e outros estados do País, como Tocantins, Bahia, Piauí. Na época, agricultores e técnicos reuniram-se para discutir e trocar experiências sobre a adoção do Plantio Direto que apresentava diversos desafios. A erosão do solo, a dificuldade de formação de palhada, as poucas alternativas de cultivos, a deficiência de máquinas e equipamentos, figuravam entre os principais entraves ao avanço do plantio direto.

Após 20 anos, a FEBRAPDP se propõe a voltar a Goiás para apresentar 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Nesse tempo, o Sistema Plantio Direto (SPD) se consolidou na região do cerrado, viabilizando a conservação do solo, a melhoria e estabilidade da produtividade com, inclusive, redução dos custos de produção. Foi com a adoção do SPD nestas condições edafoclimáticas que se difundiu, por exemplo, propostas de cobertura viva e as atividades agropecuárias integradas.

Novos desafios

Atualmente os desafios são outros e mais complexos, como a resistência de plantas daninhas ao controle de herbicidas, novas pragas e doenças, instabilidades climáticas. Porém, da mesma forma, surgiram inovações que devem ser avaliadas, validadas e difundidas.

O conceito de SPD se ampliou, e hoje se aplica em todas as atividades agropecuárias, e para os mais diferentes cultivos, como feijão, sorgo, trigo, hortaliças, cana-de-açúcar, café, pastagens. Assim, os participantes dessa 15 ª edição do Encontro terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em relação a rotação de culturas, controle de invasoras resistentes, manejo de doenças do solo, controle biológico de pragas e doença como nematoides, fertilidade do solo, estresse hídrico, mecanização agrícola, sistemas integrados de produção, sem perder de vista a conservação do solo e da água e as características do ambiente das lavouras para a melhoria da eficiência da produção e da renda da atividade agropecuária.

Goiás Agora, 20/09/2016

Notícias Relacionadas

Close