USO E APLICAÇÃO

Greening avança e aumenta os custos de produção para citricultura


A incidência do HLB (greening) em muitas regiões alcançou patamares recordes em 2022, elevando os gastos na citricultura e limitando a produtividade dos pomares. Além disso, dependendo das condições regionais de intensidade do HLB, novos investimentos devem ser avaliados muito criteriosamente diante do alto risco de queda de rentabilidade.

Avaliar a região e sua susceptibilidade, manter o menor nível de incidência da doença no pomar por meio de um controle intensivo do vetor e da erradicação das plantas contaminadas e manejar os pomares para obter uma produtividade elevada são algumas das recomendações mais comuns dos consultores para se proteger do HLB.

No entanto, um dos grandes desafios para viabilizar os dois projetos de fazenda de laranja apresentados nesta edição é atingir, de fato, as produtividades estimadas do modelo em meio à realidade atual do HLB. Além disso, a implantação de ambos os projetos só se viabiliza numa área de baixa incidência da doença e/ou em propriedades de grande extensão em que há pulverização muito intensiva nas bordaduras da fazenda.

Outro ponto importante é o peso que hoje o HLB representa nos custos de produção. Atualmente, dependendo da intensidade das pulverizações, os gastos com o manejo da doença subiram muito e podem alcançar até 30% dos desembolsos na temporada 2023/24. Segundo o Fundecitrus, a taxa média de incidência do greening em 2018 era de 18% e, em 2022, alcançou o recorde de 24,42% das plantas contaminadas. Isso significa que, mesmo com todo o controle de uma propriedade para manter o nível de incidência baixo, por conta da disseminação, os custos de produção aumentam diante do manejo mais intensivo.

 

 

Fonte: Agroinsights, 18/05/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close