USO E APLICAÇÃO
Iniciativa 2,4-D leva especialista em plantas daninhas à Expodireto Cotrijal
Iniciativa 2,4-D leva especialista em plantas daninhas à Expodireto Cotrijal
A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, participa da 16ª edição da Expodireto Cotrijal, no município de Não-Me-Toque (RS). Durante o evento, o professor Doutor da Universidade de Passo Fundo (RS) e parceiro da Iniciativa 2,4-D, Mauro Rizzardi, irá abordar informações técnicas sobre o herbicida 2,4-D e o manejo de resistência de plantas daninhas. A palestra ocorre no dia 11 de março, às 15 horas.
O objetivo do treinamento é oferecer dicas para auxiliar produtores rurais no controle de resistência, evitando prejuízos em produções tradicionais como soja, cana-de-açúcar, milho, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagens formadas. De acordo com Rizzardi, o uso do 2,4-D é recomendado nestes casos, mas deve estar acompanhado de técnicas de aplicação e cuidados que evitem a chamada deriva, garantindo eficácia e segurança na utilização dos defensivos agrícolas.
“A molécula atua como herbicida, sendo amplamente utilizada para o controle de plantas daninhas de folhas largas. É uma ferramenta essencial no manejo de plantas de difícil controle, como Buva, Leiteiro, Picão-preto e Nabiça”.
Durante o treinamento, o professor também abordará características físico-químicas da molécula, além de apresentar um panorama da situação regulatória dos defensivos agrícolas, demonstrando resultados dos estudos de toxicidade e segurança no campo.
Expodireto Cotrijal, 06/03/2015