USO E APLICAÇÃO

Instituto Colombiano de Agricultura proíbe uso do fipronil no país


Mais um país anunciou a proibição do registro e do uso definitivo de pesticidas que tenham como princípio ativo o fipronil. Agora foi a vez do Ministério da Agricultura e o Instituto Colombiano de Agricultura (ICA), que acataram a decisão tomada por uma comissão técnica constituída para a adoção de medidas de preservação de insetos polinizadores.

A governante reiterou o acordo que assinou com o Instituto Julius Kühn, da Alemanha, para o avanço da investigação científica e da cooperação para promover a protecção dos polinizadores dada a sua importância na produção agrícola. Por sua vez, María del Pilar Ruiz Molina, gerente geral (e) do ICA, disse que “a emissão desta resolução tem um impacto muito importante para o desenvolvimento de um campo mais produtivo, equitativo e ambientalmente correto”.

Ela destacou que agora haverá um prazo de 12 meses para discutir alternativas de substituição e esgotamento dos estoques existentes de produtos que contenham esse princípio ativo e sejam comercializados no país. Durante a mesa técnica, foi explicado que existem diversas alternativas ao inseticida fipronil para que possam ser analisadas por um ano e assim oferecer opções aos produtores.

 

 

Fonte: AgroLink – Leonardo Gottems, 15/02/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close