USO E APLICAÇÃO

Monitoramento com coletores no PR reduz uso de fungicidas em até 40%


O Governo do Paraná vem fechando o cerco com a ferrugem asiática da soja. Os escritórios regionais começaram a traçar estratégias para colocar em prática o protocolo de controle de pragas e doenças. A equipe de engenheiros agrônomos e técnicos da regional de Cascavel IDR-Paraná se reuniram para o balizamento das ações, conforme explica o gerente regional do IDR-Paraná em Cascavel, Lindomir Pezenti. Em todo o Paraná, estão previstos 240 coletores de esporos. Na regional de Cascavel, serão 28 no total.

O encontro contou com a presença de vários profissionais atuantes em outros anos. “A intenção é possibilitar que esse trabalho possa servir de referência aos produtores, de forma a imprimir uma boa qualidade e inspire a confiança nos dados de redução da aplicação de defensivos agrícolas no campo, sobre a entrada de pragas, doenças na lavoura, monitorando cada área que serve de referência”, salienta.

Uma das engenheiras agrônomas com experiência nesse trabalho é Ricielly Eloyze Rosseto, extensionista do IDR-Paraná na unidade regional de Cascavel. Segundo ela, o monitoramento dos esporos da ferrugem asiática da soja (dispersão das estruturas reprodutivas do fungo da ferrugem), é feito com a instalação de coletores de esporos nos municípios que possuem unidades de referência, propriedades onde os produtores fazem manejo integrado de pragas, com assistência garantida pelo IDR-Paraná. “Após a verificação da ocorrência dos esporos pelos técnicos habilitados, é realizada a sinalização no sistema Alerta Ferrugem onde os produtores podem acompanhar em tempo real para se organizarem com medidas de controle à doença de forma mais precisa”. O link para acompanhamento via internet é o https://cutt.ly/AlertaFerrugem

Os municípios da região que contará com coletores são Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cascavel, Catanduvas, Céu azul, Corbélia, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste. Na região de Cascavel, devido às chuvas constantes, os coletores vêm sendo instalados conforme a finalização dos plantios nas unidades de referência.

O sistema de monitoramento dos esporos da ferrugem asiática permite acompanhar em tempo real o avanço dos esporos na região com o objetivo de racionalizar as aplicações de defensivos. Resultados das últimas seis safras no Estado mostram redução em média de 40% nas aplicações de fungicidas, redução de custos, com ganhos de R$ 200 à R$ 300 por hectare para cada produtor que utiliza essa tecnologia.

 

 

Fonte: O Paraná, 22/10/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close