USO E APLICAÇÃO

Pacote de tratamento garante mais proteção da semente no solo e vigor na germinação


Assim que as máquinas saem do campo, o produtor já está preparado para o próximo plantio, seja ele na “safrinha” ou verão. E planejar tudo isso vai muito além de números, dedicação, conhecimento técnico e mercado. Já começa lá pela escolha das sementes, pois sua boa qualidade e sanidade são tão fundamentais quanto seu potencial genético. Pragas, por exemplo, podem danificar os grãos, causando sérios prejuízos ou até a morte da semente, segundo pesquisas, as perdas com o não tratamento podem variar de 15% a 30%. Por isso, cada vez mais é preciso investir em tecnologias e novas ferramentas para garantir a maior sanidade na hora do plantio. É o que o programa de tratamento de sementes da Rotam do Brasil (TS Rotam) proporciona.

Segundo Lucas Ferreira, coordenador de marketing Brasil da Rotam, o tratamento das sementes é uma técnica que as protege no solo caso a semeadura ocorra com períodos de instabilidade climática ou ataque de pragas e doenças. “Dentro desse programa, o agricultor tem maior garantia de germinação, vigor e sanidade das plantas”, destaca o profissional.

O Saluzi 600 FS é um inseticida sistêmico do grupo dos neonicotinóides, com formulação específica que protege as plantas das pragas iniciais de solo e parte aérea como mosca-branca, pulgão do algodoeiro e percevejo barriga verde. O Saddler 350 SC combate, por exemplo, os temidos nematoides-de-galha e nematoides-das-lesões, lagartas elasmo e cigarrinha das pastagens.

Já o lançamento do programa TS Rotam, Cinelli 600 FS, é um inseticida a base do princípio ativo Fipronil e se destaca no controle de insetos mastigadores, auxilia fortemente na manutenção de germinação e vigor e ainda contribui para a estabilidade de eficiência em adversidades climáticas. “Este novo produto completa o quadro de proteção do nosso programa e com certeza dá mais segurança ao produtor que optar pelo tratamento das sementes, “tornando a Rotam uma das empresas com portfólio mais completo quando se pensa em inseticidas”, destaca Lucas.

O programa da Rotam do Brasil é indicado para as culturas do arroz, algodão, cana de açúcar, trigo, feijão, soja e milho.

Pesquisa comprova eficácia

Para demonstrar a eficácia do Programa de TS Rotam, uma pesquisa foi conduzida pelos pesquisadores da empresa na área experimental em Arthur Nogueira-SP. “No ensaio de Saluzi 600 FS, Cinelli 250 FS e Saddler 350 SC para controle de Percevejo-barriga-verde em milho”, avaliou-se o efeito de doses de Saluzi 600 FS no controle de percevejo barriga verde (Dichelops sp.) no tratamento de sementes de milho. Para o experimento foram plantadas 10 sementes por vaso e cinco dias após o plantio (1 dia após o início da emergência) foram liberados 10 adultos de Percevejo Barriga-Verde (Dichelops sp.) por vaso, os quais foram envolvidos por redes para evitar a fuga dos insetos (uma condição de altíssima pressão). “Nosso resultado foi de apenas 20% das plantas atacadas pelo percevejo. O menor índice dentre os produtos avaliados e a testemunha. Já na testemunha o ataque chegou há 75%, aos três dias após a emergência. O maior índice entre os tratamentos”, completa Carlos Guarnieri, Técnico Sênior da Estação Experimental e também um dos autores do estudo.

O Presente Rural, 18/07/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close