USO E APLICAÇÃO

Paraná está em alerta com o enfezamento do milho


O Paraná é responsável por cerca de 15% da produção nacional de milho. Mas esse número poderia ser ainda maior, se não fossem doenças que começaram a ser observadas a partir da safra 2018/2019, decorrentes do complexo de enfezamento, que tem como vetor a cigarrinha dalbulus maidis.

Essa doença, associada ao quebramento do caule, pode provocar perdas de até 100% na produtividade do milho, quando cultivares altamente suscetíveis são utilizadas, segundo técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Levantamento dos órgãos públicos estaduais da agricultura em 200 pontos de 50 municípios em todas as regiões produtoras do estado mostra que, entre novembro e dezembro de 2020, a cigarrinha foi encontrada em 48% das amostras.

“Identificou-se a ocorrência de cigarrinhas e do complexo de enfezamento do milho em todas as regiões produtoras de milho do estado, na primeira safra de 2020/21, fato este não observado em safras anteriores”, diz a nota técnica.

“Vários desafios apareceram e fomos vencendo um a um; agora, outro se coloca, conclamo para que todos sigam as orientações técnicas e continuemos a garantir a produtividade do nosso milho”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O documento levanta projeção futura tão preocupante quanto a constatação do que já se observou até agora. “A perspectiva é de intensificação de ocorrência na segunda safra, o que traz enorme preocupação em relação à adoção de estratégias de manejo que assegurem a produtividade das lavouras e consequentemente a renda dos agricultores e o abastecimento dos mercados consumidores”, diz.

A nota técnica registra que se observou um aumento grande no uso de inseticidas na segunda safra de 2019/2020, chegando a 329,7 mil litros contra 55,4 mil na safra 2018/2019.

Fonte: Canal Rural, 02/03/21

Fonte da Imagem: Imagem de Capri23auto por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close