USO E APLICAÇÃO
Pesquisadores brasileiros detectam nematoide que ataca a parte aérea das plantas

Pesquisadores da Fundação MT detectaram a presença do nematoide Aphelenchoides besseyi , praga que se comporta como fungívora, alimentando-se de fungos presentes no solo ou em resíduos de culturas, além de parasitar a parte aérea das plantas.
O nematoide causa a Síndrome do Caule Verde e Retenção de Folhas (Soja Maluca II), além de parasitar plantas daninhas, feijão e algodão.
Segundo a pesquisadora e nematologista Rosângela Silva da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apesar de ocorrer em áreas significativas de lavouras de soja, o nematoide também causa danos consideráveis ao algodão, pois as plantas afetadas não conseguem desenvolver frutos, sufocando a produção.
“Ressaltamos que ainda não há defensivos registrados para o controle de A. besseyi . Portanto, não temos uma recomendação de manejo químico ou biológico para esse nematoide. Por outro lado, já existem empresas realizando pesquisas voltadas ao desenvolvimento de produtos para essa finalidade”, disse o pesquisador da Fundação MT.
A maioria dos estudos realizados pela Fundação MT sobre o nematoide ainda está em andamento e, segundo Rosângela, há poucos resultados conclusivos sobre as melhores opções de manejo.
Fonte: AgroPages, Leonardo Gottems – 17/03/2022
Fonte da Imagem: Flickr