USO E APLICAÇÃO
Vespas atacam Helicoverpa e suspendem vazio sanitário
Vespas atacam Helicoverpa e suspendem vazio sanitário
O ataque de vespas que parasitam ovos da lagarta Helicoverpa armigera decretaram o fim do vazio sanitário no estado de Alagoas. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Fomos ao campo para averiguar a incidência da praga. E, felizmente, quando chegamos no campo, encontramos ovos da praga parasitados por essa vespa. Coletamos ovos semanalmente no mês de dezembro e constatamos quantos desses ovos estavam parasitado, Encontramos 95% deles [dos ovos] controlados”, explica Jakeline Maria dos Santos, entomologista da Ufal.
Com isso, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) suspendeu o vazio sanitário imposto aos produtores de feijão, milho, algodão, sorgo (milho-zaburro) e soja. A medida havia entrado em vigor no dia 15 de janeiro e estava previsto para durar até março deste ano.
“A lagarta está sendo controlada e não existe uma incidência tão alta que justifique o vazio [sanitário]. Esse inseto já está sendo usado pelas instituições que estão pesquisando o comportamento da lagarta aqui em Alagoas e nós esperamos excelentes resultados”, afirma o presidente da Adeal, Marcelo Lima.
Agrolink, 08/02/2015