NOVAS TECNOLOGIASUSO E APLICAÇÃO

Vigilância genômica identifica cepa global do fungo emergente da doença do trigo


Pragas e doenças podem reduzir a produção global de trigo em mais de 20%. Um estudo publicado em 11 de abril na revista de acesso aberto PLOS Biology por Sergio Latorre na University College London, Reino Unido, e colegas sugerem que a vigilância genômica pode ser uma ferramenta eficaz de gerenciamento de doenças com a capacidade de rastrear linhagens de doenças emergentes de culturas e identificar genética características para a criação de linhagens resistentes a doenças.

As plantações de trigo em todo o mundo estão ameaçadas pela brusone do trigo, uma doença fúngica emergente. No entanto, as estratégias de controle da doença não tiveram sucesso. Para entender melhor os genótipos e linhagens de patógenos emergentes, os pesquisadores conduziram análises de genoma e experimentos de laboratório. Eles genotiparam e sequenciaram o genoma do fungo pandêmico da brusone e testaram diferentes linhagens de trigo para resistência genética ao fungo brusone e suscetibilidade a fungicidas.

Os pesquisadores descobriram que o recente surgimento da brusone do trigo na Ásia e na África foi causado por uma única linhagem clonal do fungo da brusone do trigo e que os surtos na Zâmbia e em Bangladesh se originaram de forma independente. Eles também mostram que as raças de trigo que carregam o gene Rmg8 são resistentes a essa cepa fúngica e que o fungo é sensível ao fungicida estrobilurina. Essas descobertas destacam como a vigilância genômica pode ajudar os melhoristas de plantas a selecionar características de forma mais eficaz para desenvolver linhagens resistentes a doenças.

A pesquisa pode fornecer novas ferramentas para ajudar a combater patógenos emergentes de plantas. No entanto, estudos futuros são necessários para abordar a probabilidade de doenças das culturas desenvolverem resistência a pesticidas e fungicidas e avaliar outras estratégias potenciais que reduzem a dependência de insumos químicos.

Segundo os autores, “o surgimento de variantes mais prejudiciais do que os genótipos atuais é provável em curtos prazos. Isso pode ocorrer por meio de mutações ou recombinação sexual com populações endêmicas de fungo brusone. Tais variantes podem ter aumentado a virulência e a tolerância a fungicidas, adicionando assim à dificuldade de controlar a brusone do trigo. Essas descobertas ressaltam a necessidade de vigilância genômica para melhorar o rastreamento e o monitoramento do fungo da brusone do trigo em escala global e identificar variantes preocupantes assim que surgirem.”

A coautora Sophien Kamoun acrescenta: “Este projeto se baseia no paradigma – melhor ilustrado pela pandemia de COVID-19 – de que a vigilância genômica acrescenta uma dimensão única à resposta coordenada a surtos de doenças infecciosas. Precisamos permanecer vigilantes e continuar a vigilância genômica de brusone do trigo na África e na Ásia para identificar Variantes de Preocupação (VOCs) assim que surgirem.”

 

Fonte: Agropages,12/04/2023

Fonte da Imagem: Pexels

Tags

Notícias Relacionadas

Close