NOTÍCIAS

Visando controlar o avanço do greening, Paraná entra em estado de emergência


Na terça-feira 23 de dezembro o governo do estado do Paraná decretou emergência fitossanitária para combater o greening, a principal doença que afeta a produção de citros em todo o mundo. De acordo com a nota, o objetivo da medida é agilizar as ações de controle à doença e ao vetor, o psilídeo.

A praga tem aparecido principalmente na região noroeste do estado, onde está localizada a maior parte da citricultura comercial do Paraná. Desde que houve a detecção de um aumento anormal dos casos da doença o estado tem atuado para prevenir e controlar o greening, orientando sobre a praga e lançando operações com foco em conscientização, fiscalização e reforço de ações no campo.

A doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp afeta diversas espécies de citros, causando enormes danos na produção. A transmissão ocorre através do psilídeo que dissemina a bactéria. Os frutos de plantas doentes ficam deformados e são menores que os de árvores sadias. Além disso podem ter sementes abortadas, baixos índices de açúcar e acidez elevada, o que reduz a qualidade e o valor comercial das frutas. Em alguns casos, a ação da bactéria pode levar à morte precoce das plantas.

Atualmente ainda não há cura para a doença e uma das principais práticas para controle é a erradicação das plantas contaminadas.

 

Fonte: Globo Rural, publicado em 26/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close