USO E APLICAÇÃO

Parceria desenvolve trigo resistente a herbicidas


A Basf e a Biotrigo Genetica anunciaram uma parceria inédita a fim de desenvolver a primeira cultivar de trigo que faz parte do sistema de produção Clearfield. O objetivo é proporcionar ao produtor rural uma maior facilidade e eficiência no manejo das plantas daninhas na cultura e no sistema de produção, fazendo com que a área esteja limpa para o posterior plantio da soja.

A nova cultivar de trigo é resistente a um grupo de herbicidas que pertence às imidazolinonas e auxilia no combate de ervas daninhas importantes como o azevém (Lolium spp) e o nabo (Raphanus spp.). Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Cultivos de Inverno da BASF, afirma que a tecnologia irá diminuir consideravelmente a presença de daninha, aumentando, consequentemente, a produção da lavoura.

“A matocompetição no trigo pode provocar redução significativa da produtividade e qualidade do grão. Por isso, a parceria com a Biotrigo é muito importante para levarmos aos agricultores inovação no sistema de produção, aliado a uma genética de alto rendimento”, comenta.

Segundo Jorge Stachoviack, gerente de Novos Negócios da Biotrigo, essa é uma tecnologia pioneira no País e não faz parte da classe de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) por ter sido selecionada através de técnicas de melhoramento convencional. Ele explica que a variedade é derivada do TBIO Sinuelo, que é um dos materiais mais semeados do Brasil.

“Esse processo seleciona cultivares para maior produtividade, maior resistência a doenças e, nesse caso, resistência a herbicidas que normalmente matariam a planta de trigo”, explica.

De acordo com a Basf, o Clearfield é uma tecnologia reconhecida por sua ampla adoção nas lavouras de arroz do País, que chega a 80% das áreas. A cultivar, que ainda não tem nome comercial definido, é resultado do programa de melhoramento genético convencional da Biotrigo e deve chegar ao mercado em 2020.

AGROLINK -Leonardo Gottems, 27/06/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close