FORMULADOS

Reconil superou tratamento padrão do produtor em quase 70% dos campos demonstrativos de soja


A etapa de desenvolvimento do fungicida Reconil na sojicultura foi conduzida em parceria com a consultoria Campo Verde Pesquisas Agronômicas. Segundo o head de portfólio da Albaugh, engenheiro agrônomo Reginaldo Sene, o produto demonstrou eficácia e boa relação custo-benefício no controle da doença Cercospora kikuchii. De acordo com o agrônomo, Reconil® superou o desempenho do chamado tratamento padrão do produtor em cerca de 70% dos testes realizados em 12 Estados brasileiros.

“Reconil® teve desempenho superior aos demais produtos à base de cobre”, destaca Sene. “Com o produto, houve aumento de produtividade da ordem de 10% na maior parte dos campos demonstrativos”.

O agrônomo ressalta ainda que a ação de Reconil® transferiu ganhos de até 20% em relação à preservação de folhas verdes da soja, na comparação a outros fungicidas multissítios testados nos ensaios.

As ações a campo na fase pré-lançamento de Reconil® foram realizadas em toda a fronteira agrícola da soja brasileira, segundo a empresa. Os estudos abrangeram 70 lavouras experimentais e tiveram a participação de 120 profissionais especialistas.

De acordo com a Albaugh, Reconil® estará disponível para comercialização no mês de setembro próximo. A recomendação da empresa ao produtor de soja é iniciar o tratamento com o produto, mais tardar, no período vegetativo da cultura, época em que geralmente ocorre a infecção de lavouras pelo patógeno da Cercospora kikuchii.

“Esse fungo atua no final do ciclo da soja e tem potencial para provocar danos representativos ao produtor, principalmente se chegar à lavoura associado a outras doenças de final de ciclo”, esclarece Sene.

A Albaugh informa ainda que Reconil® é classificado como um fungicida bactericida de contato com ação preventiva, pertencente ao Grupo M1 do Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas (FRAC), característica que de acordo com o agrônomo Reginaldo Sene transfere diferenciais de qualidade e eficácia à prática do manejo de resistência de fungicidas sistêmicos.

O gerente de marketing da Albaugh, Daniel Friedlander, celebra a chegada de Reconil® ao mercado e adianta que o produto figura como a estrela do atual portfólio da marca no Brasil.

“Reconil® é mais um exemplo de que o produtor de soja hoje dispõe de agroquímicos pós-patente com a mesma qualidade e eficiência das ‘especialidades’”, afirma Friedlander.

Para ele, a Albaugh cresce rapidamente no mercado brasileiro porque lidera uma “revolução comercial” no mercado de genéricos.

Ele lembra que o custo do produtor com a compra de defensivos agrícolas aumentou “acima do suportável”. Na soja, por exemplo, compara ele, a elevação acumulada de preços nos últimos 18 anos foi de 234%, enquanto a produtividade das lavouras subiu apenas 28%.

“Reconil® será um dos produtos protagonistas dessa revolução comercial que a Albaugh consolidará nas próximas safras. Sustentaremos o crescimento da marca pela entrega de soluções inteligentes e de menor custo”, finaliza o executivo.

Além da soja, Reconil® teve seu registro estendido às culturas de algodão, cebola e feijão.

Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est., 14/08/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close