FORMULADOS

UPL lança Tridium para o manejo de doenças na soja


Estudando o cenário do complexo de doenças na soja e acompanhando sua evolução no Brasil, a UPL, empresa focada em oferecer soluções inovadoras ao agricultor brasileiro, acredita que além de controlar as doenças no início do ciclo, o manejo da resistência é de suma importância para o sucesso na produção de soja. “Diante deste cenário, a UPL lança seu mais novo fungicida: Tridium, com sua formulação inovadora composta por três princípios ativos, que tem como objetivo proteger o potencial produtivo da soja aliado a manutenção da eficiência dos fungicidas”, salienta Rodrigo Koriama – Especialista em Desenvolvimento de Produtos na UPL.

O complexo de doenças que incidem na soja, causam danos severos podendo levar perdas que variam entre 10% a 90% na produtividade, dentre elas a Ferrugem Asiática pode ser a mais agressiva. Diante da intensificação no uso de fungicidas de modo de ação específicos como triazóis, estrobilurinas e mais recentemente as carboxamidas, aumentaram os relatos oficiais sobre a resistência aos fungicidas. As recomendações realizadas por pesquisadores e órgãos competentes é a utilização de multissítios, uma ferramenta de controle que pode ser utilizada no manejo de resistência já na primeira aplicação.
“Os fungicidas multissítio tem papel fundamental na atual situação que passa a cultura da soja, devido a suas características que vão de encontro à necessidade do manejo de resistência. Para a preservação do potencial produtivo da cultura, segundo especialistas e a Embrapa, se faz necessário o uso de fungicidas multissítio em associação com fungicidas de sítio específico. A UPL é pioneira na criação do segmento de multissítio nas grandes culturas, sempre trabalhando para levar segurança ao produtor, priorizando a sustentabilidade do sistema produtivo da soja no Brasil”, afirma Rafael Pereira, Gerente de Sênior de Pesquisa e Inovação da UPL .

Mas, afinal o que são os multissítios? “Multissítios são moléculas fungicidas que agem em diversos pontos do metabolismo do fungo simultaneamente, diferente dos triazóis, estrobilurinas e carboxamidas, que são ferramentas muito importantes no controle da ferrugem, mas hoje necessitam que estejam acompanhadas de um fungicida multissítio”, explica Rafael. E porquê multissítios e não protetores de cultivo? Pois essa nomenclatura é a terminologia oficial determinada pelo FRAC – Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas, portanto a nomenclatura protetores não é tecnicamente adequada.

Amanda Pimentel, 03/09/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close