FORMULADOS

Descoberta levedura contra fungo causador da podridão da manga


Cientistas da Embrapa Meio Ambiente (SP) encontraram uma levedura que controla o Botryosphaeria dothidea, importante fungo causador da podridão peduncular da manga.

O pesquisador Bernardo Halfeld Vieira ressalta que esse patógeno é capaz de inviabilizar a exportação de manga no primeiro semestre do ano. Isso depende das condições climáticas, principalmente das chuvas na época da floração e início de frutificação.

O agente de controle biológico Candida membranifaciens foi a levedura que apresentou eficácia durante o período de armazenamento de 11 dias. Em contraste, os frutos-controle (sem tratamento sem aplicação da levedura) estavam completamente podres antes do fim do experimento.

“Não há ainda uma previsão de custo porque foram feitos apenas testes experimentais, não existe ainda um produto formulado”, explica o pesquisador. O tratamento usado atualmente combina o hidrotérmico, por imersão da fruta em água quente.

“O estudo demostrou que a competição, assim como a formação de uma camada de levedura nos possíveis locais de infecção após a colonização, desempenha um papel importante na redução da severidade da podridão peduncular da manga”, conta Vieira.

Fonte: Agrolink, 06/12/2019

Fonte da imagem: Imagem de beja9 por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close