FORMULADOS

Koppert oferece duas alternativas biológicas para a batata na Espanha


A Koppert Biological Systems oferece duas importantes alternativas biológicas para o controle das principais pragas e doenças da batata, uma cultura extensiva de grande importância na Espanha, com uma área total de produção de mais de 66.000 hectares.

Contra as principais doenças causadas por fungos patogênicos do solo, a Koppert desenvolveu um poderoso inimigo natural comercialmente chamado Trianum®. Este fungicida biológico 100% natural foi desenvolvido pela Koppert com base na cepa T-22 do fungo benéfico Trichoderma harzianum . Trianum® é muito eficaz em todos os tipos de solos contra doenças muito comuns na batata, como a Rizoctoniose da batata (causada pelo fungo Rhizoctonia solani) e antracnose (causada pelo fungo Colletotrichum coccodes), entre outros.

O uso de Trianum® nas batatas começa com a aplicação de Trianum-G® (grânulos) nas linhas de cultivo durante o período de plantio. A dose geral é de cerca de 20 kg / ha. Posteriormente, recomenda-se fazer várias aplicações com Trianum-P® (pó) com doses entre 2 e 2,5 kgs /ha. O uso combinado das duas formulações de Trianum® alcançou excelentes resultados, tanto na proteção da cultura contra doenças como no fortalecimento da raiz da planta e no enriquecimento do solo, que está gradualmente recuperando sua biodiversidade natural. . Por esse motivo, o uso de Trianum® nas batatas aumenta significativamente a cada ano.

Para o controle biológico da praga larva arame, uma das mais prejudiciais para o cultivo de batatas, a Koppert oferece o uso de nematóides entomopatogênicos sob o nome comercial de Capsanem®. O uso desses nematóides benéficos é altamente eficaz, tanto contra a larva quanto contra outras pragas da batata.

Após a aplicação do Capsanem®, os nematóides buscam ativamente sua presa e a penetram. Os nemátodes se alimentam do conteúdo de suas presas, secretando bactérias específicas do trato digestivo. Essas bactérias transformam os tecidos de seus hospedeiros em produtos que os nematóides assimilam prontamente.

Essas alternativas biológicas desenvolvidas pela Koppert foram apresentadas hoje na cidade de El Carpio, em Valladolid, durante o Dia Técnico da Batata, com a participação de mais de 400 produtores. Castilla-León é a primeira região espanhola na produção de batata, com mais de 19.000 hectares dedicados anualmente a esta cultura. Eles são seguidos, em ordem de importância, Galiza e Andaluzia. “Disponibilizamos uma alternativa biológica para os produtores em Castilla-León”, disse José Miguel Fernández, chefe da área de Microbiologia da Koppert na Espanha.

Atualmente, o departamento de P&D da Koppert gerencia vários projetos de pesquisa para desenvolver mais alternativas biológicas às ferramentas convencionais de controle de pragas em batatas, facilitando assim aos produtores a implementação progressiva do Gerenciamento Integrado de Pragas.

Fonte: Mercados, 20/01/2020

Fonte da imagem: Imagem de Couleur por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close