SUSTENTABILIDADE

CESB e CropLife Brasil fecham parceria com foco em inovação e intensificação da soja


Produzir mais sem aumentar a área de cultivo é um dos grandes desafios da humanidade. Para a produtividade média da soja no Brasil ultrapassar as 60 sacas por hectare, é necessário o uso combinado de tecnologias e a disseminação das melhores práticas agrícolas para todos os sojicultores. O uso de tecnologias modernas e a construção de solos mais sustentáveis são elementos chave na fórmula de sucesso utilizada por 216 produtores que participaram do Desafio de Máxima Produtividade da Soja na safra 2019/2020. Esse seleto grupo de sojicultores alcançaram a produtividade média de 90 sacas de soja por hectare, ou seja, 35 sacas por hectare acima da média nacional, hoje em torno de 55 sacas/ha.  A disseminação estruturada destas informações é essencial e contribui para que outros produtores brasileiros possam acelerar o passo em busca de maior produtividade a cada safra.

Com o objetivo de ajudar ainda mais os sojicultores, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que promove constantemente as melhores técnicas de sojicultura no país, firmou uma parceria inédita com a CropLife Brasil, instituição que reúne as empresas que mais investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação para proteção e melhoramento de plantas em diferentes sistemas produtivos do agronegócio.

De acordo com Leonardo Sologuren, presidente do CESB, a expectativa é que a parceria amplie o acesso do sistema produtivo a informações estratégicas que possam ajudar a aumentar a média produtiva do cultivo de forma inteligente. “A ação visa promover um ecossistema de inovação voltado para altas produtividades, assim como fomentar o desenvolvimento socioeconômico. A parceria entre CESB e CropLife Brasil deverá estimular o setor agrícola por meio do compartilhamento de conhecimentos e transferência de tecnologias modernas”, acrescenta.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil, a parceria com o CESB está bem alinhada com a missão da CropLife Brasil e visa promover as “melhores práticas” na agricultura. “A CropLife Brasil tem a missão de trabalhar pela defesa, adoção e estímulo à inovação em tecnologias de proteção e melhoramento de plantas que promovam sustentabilidade agrícola, ou seja, o uso combinado de defensivos agrícolas químicos, produtos biológicos, biotecnologia, sementes certificadas e agricultura digital. CESB e CropLife Brasil estão unindo forças para promover eventos, desenvolver estudos, levantamentos, pesquisas, soluções digitais, ações de comunicação e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico em prol da sojicultura nacional”, acrescenta.

Fonte: Grupo Cultivar, 23/04/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Julio César García por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close