FORMULADOS
Mapa publica registros de produtos técnicos para formulação de defensivos agrícolas
O Ato n° 22, publicado nesta sexta-feira (27/03) no Diário Oficial da União, traz o registro de 18 produtos técnicos, com nove ingredientes ativos. Todos esses produtos utilizam ingredientes ativos já registrados e em uso dentro do território nacional, portanto, não são produtos novos. Receberam registros os seguinte ingredientes ativos: 1 Fipronil, 1 Folpete, 1 Ciproconazol, 1 Lufenurom, 1 Clorpirifós, 1 Isoxaflutol, 1 Ácido Giberélico, 2 Simazina e 9 Glufosinato de Amônio.
Como são produtos técnicos, nenhum dos produtos registrados estará disponível para compra pelos agricultores. Os produtos técnicos são produtos químicos com alto grau de pureza e concentração de ingrediente ativo. Eles são utilizados como componente na fabricação dos produtos formulados, que são os defensivos que serão usados pelos agricultores em suas plantações.
O registro de defensivos agrícolas genéricos constitui uma importante política para a diminuição dos impactos dos monopólios e oligopólios no mercado de determinados ingredientes ativos. Uma dinâmica que beneficia a livre concorrência e a competitividade da agricultura nacional.
Todos os ingredientes ativos presentes nos produtos técnicos registrados hoje têm uso registrado nos Estados Unidos e a maior parte está registrada na Austrália e em países da Europa.
Os produtos que tiveram o registro publicado foram analisados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.
Fonte: Grupo Cultivar, 27/03/2020
Fonte da imagem: Imagem de Arek Socha por Pixabay