NOVAS TECNOLOGIAS
Glufosinato: do excesso de capacidade produtiva para a inovação
O lançamento de produtos inovadores de empresas multinacionais afetará definitivamente o cenário do mercado. Com o tempo, as ondas de mudança nos padrões de mercado levam a mudanças no centro de gravidade da indústria a montante, seguidas de reequilíbrio.
Nesse sentido, em agosto de 2023, a BASF entregou o primeiro herbicida pós-emergência a base de glufosinato, produzido através da tecnologia Glu-LTM, para o mercado dos EUA. O herbicida deverá controlar com eficácia gramíneas e ervas daninhas resistentes de folha larga, em soja, algodão, canola e milho tolerantes ao ativo.
O lançamento da tecnologia pode ampliar os limites do mercado de herbicidas e proporcionar um novo ponto de crescimento de lucro. Além disso, o fornecimento de produtos L-Glu pode ser um potencial motor de crescimento para todo o mercado de glufosinato. Considerando que os preços atuais estão em baixa.
A China é o país com a maior capacidade de produção de glufosinato no mundo, e também continua a aumentar o seu investimento no ativo. A oferta suficiente e o amadurecimento do mercado de procura de glufosinato levaram ao surgimento de grandes produtores de glufosinato. Essa alta capacidade levou a uma queda significativa no preço do produto e, consequentemente, nas margens de lucro, podendo levar à terceirização da produção à fornecedores chineses de supercapacidade.
Esses baixos preços globais proporcionam condições adequadas para o fornecimento de L-glufosinato, fazendo com que grandes fornecedores chineses optassem por investir diretamente no desenvolvimento tecnológico e na produção dessa tecnologia o qual poderá representar uma alternativa economicamente mais favorável a esses fornecedores.
Fonte: AgriBusiness, publicado em 18/08/2023
Fonte da imagem: Freepik