SUSTENTABILIDADE
Agendamento facilita descarte de embalagens de Defensivos Agrícolas em MG
Agendamento facilita descarte de embalagens de Defensivos Agrícolas em MG
Para facilitar a vida do produtor rural, um sistema de agendamento eletrônico foi criado para auxiliar a devolução e descarte de embalagens. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a novidade do Instituto Nacional de processamento de Embalagens (Inpev) agradou os agricultores. A expectativa é que o sistema seja plenamente implantado até abril.
O agricultor Neilson Batista Carvalho, de Uberaba, gostou da novidade devido à programação prévia. “Fazendo agendamento pela internet, vai ser importante por que a gente escolhe a data e a hora que pode ser entregue o material para ser descartado”, disse.
O mecanismo está em teste desde setembro do ano passado. O agricultor pode ter acesso ao sistema pelo site do Inpev. Alguns produtores rurais estão com dificuldades, de acordo com a auxiliar administrativa do instituto, Jucelene Santana Silva. ” Eles estão com dificuldades em entrar no site e fazer os agendamentos. Eles me ligam, e através do meu sistema, faço o agendamento”, disse.
Ainda de acordo com Jucelene, o sistema ajuda o agricultor a se programar melhor para fazer o descarte. “A vantagem é que o próprio agricultor pode entrar no sistema e ver o dia que ele tem disponibilidade de transporte para fazer a entrega. Assim, ele agenda. O próprio Inpev tem acesso a quantidade de agendamentos e a quantidade de material que estamos recebendo”, disse.
Líder em descarte adequado
Uberaba é o município de Minas Gerais que mais recolhe as embalagens, de acordo com o Inpev. O Estado reúne, por ano, mais de 2,5 milhões de quilos de recipientes vazios de agrotóxicos. Cerca de 35% desse total é recolhido em Uberaba, e 97% do material vai para São Paulo, onde são feitas a reciclagem e incineração. Os outros 3% vão para outros locais. O instituto estima que 95% das embalagens são descartadas corretamente no Brasil. Além de Uberaba, as centrais de Patrocínio, Unaí e Monte Carmelo são as que mais recebem os materiais em Minas.
O agricultor Neilson Batista Carvalho ratificou que a ação do descarte correto é exemplo a ser seguido. “A gente tem um compromisso com o meio ambiente, sempre usando o produto, mas preservando as embalagens para entregar no local certo. Guardamos de uma forma bem armazenado, longe da criação, tudo colocado nas bags para ser entregue”, disse.
Para assessor da Secretaria Municipal de Agricultura de Uberaba, José Severino Rosa, os produtores devem mesmo se atentar para o risco eminente dos agrotóxicos e das embalagens. “O prejuízo é de morte, não somente do rebanho, mas até de seres humanos. Então a responsabilidade de compromisso com a causa ambiental é do produtor rural, nesse sentido”, disse.
Fonte: G1 | Triângulo Mineiro
15/03/2014