NOTÍCIAS

A seca atinge hoje 42% das regiões produtoras nos EUA


De acordo com o último boletim semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o clima seco predominante em grande parte das Planícies e em algumas partes do Meio-Oeste favoreceu a maturação das culturas de verão. No entanto, em áreas onde milho e soja em enchimento enfrentavam deficiência de umidade no solo, a contínua seca tem potencial para reduzir as perspectivas de rendimento.

Uma faixa significativa de chuva, variando entre 25 a 100 mm, foi observada estendendo-se do Cinturão de milho do Norte até o Nordeste. Uma área separada de precipitação foi registrada no Cinturão de Milho do Sudoeste até o Vale do Tennessee. Além disso, uma terceira zona com chuvas localmente intensas atingiu a região do Atlântico Sul.

A parte oeste dos EUA, por outro lado, presenciou condições climáticas quentes, e secas na metade norte, enquanto uma onda de instabilidades trouxe chuvas para o Sudoeste.

Ao final da semana, o furacão Hilary moveu-se em direção ao Sudoeste, sendo precedido por chuvas esparsas. Esse fenômeno atingiu o noroeste do México em 20 de agosto, chegando à Califórnia Meridional como uma tempestade tropical pouco tempo depois.

Em outras regiões, as temperaturas semanais ficaram, em média, 2°C ou mais acima do normal, desde o Texas central até a região da costa central do Golfo, bem como em algumas áreas da costa média do Atlântico.

O monitor de secas nas lavouras de milho indica que aproximadamente 42% das áreas produtoras estão com alguma condição de seca. Essa condição é favorável à maturação, sendo que pelo menos 4% das lavouras atingiram este estádio ainda no dia 20 de Agosto. Entretanto, a maioria das lavouras ainda estão em estádios mais sensíveis à falta de chuvas, como no estádio de massa e grão dentado.

Culturas: milho, soja, trigo e algodão

Pelo menos 78% da área plantada de milho encontrava-se no estádio de massa, até 20 de agosto, representando um avanço de 5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado e 1 ponto percentual à frente da média dos últimos cinco anos. No mesmo período, 35% da área plantada de milho deste ano estava no estádio de dentição, 6 pontos percentuais à frente do último ano e 2 pontos à frente da média.

Em termos de condições, 58% da área plantada de milho nos EUA foi classificada de boa a excelente em 20 de agosto, mostrando uma diminuição de 1 ponto percentual em relação à semana anterior, mas 3 pontos percentuais acima do ano anterior. É relevante destacar que em Iowa, o principal estado produtor de milho nos EUA, 60% da cultura do milho foi classificada como boa a excelente.

Até 20 de agosto, 96% da área plantada de soja nos EUA tinha atingido o estádio de floração, um número em conformidade com o ano anterior e a média dos últimos cinco anos. Nacionalmente, 86% da área plantada de soja começou a formação de vagens, 3 pontos percentuais à frente do ano anterior e 2 pontos à frente da média. Quanto às condições da lavoura, 59% da área plantada de soja foi classificada de boa a excelente em 20 de agosto, mantendo-se estável em relação à semana anterior, porém 2 pontos percentuais acima do ano anterior.

 

Fonte: Agrolink, 23/08/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close