NOTÍCIAS

Alerta fitossanitário para o período crítico de controle do psilídeo no parque citrícola brasileiro


O cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro registrou alta significativa na média de psilídeo capturado por armadilhas na primeira quinzena de agosto no comparativo com a quinzena anterior e com o mesmo período de 2022. Considerando todas as regiões do parque citrícola, houve um crescimento médio de 80,4% na captura de insetos na última quinzena em relação à anterior. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 53,2%.

Além do fluxo vegetativo abundante e do clima favorável, a resistência do psilídeo a inseticidas dos grupos dos piretroides e neonicotinoides é fator preponderante para a compreensão da situação extrema.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda., o cenário reforça, mais uma vez, a necessidade de colocar em práticas as orientações repassadas pelo Fundecitrus. No momento da pulverização, o citricultor precisa fazer a escolha de produtos eficazes, rotacionar os modos de ação, trabalhar com frequência adequada e redobrar o cuidado na qualidade da aplicação. Os dados fazem parte do Alerta Fitossanitário, ferramenta do Fundecitrus que auxilia os citricultores no manejo regional do greening.

Na região de Araraquara, por exemplo, o índice subiu de 0.74 para 2,26 psilídeos capturados por armadilha, um crescimento de 213% de uma quinzena para a outra. Outra região que apresentou aumento significativo na médica de captura foi Casa Branca, que saiu de 0,92 para 4,58 psilídeos capturados por armadilha, um aumento de 400%. A região de Lins também mostrou crescimento, subindo de 0,50 para 1,62, o que representa 225% de aumento. Crescimentos populacionais também foram observados nas regiões de Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Bebedouro, Frutal, Itapetininga, Novo Horizonte, Franca, Limeira, São José do Rio Preto, Brotas e Jales.

O aumento médio de captura de insetos está relacionado a fatores climáticos que favorecem no crescimento da população. Neste período do ano, também, tem se observado maior fluxo vegetativo dos pomares. De acordo com dados do Alerta Fitossanitário, a primeira quinzena de agosto registrou o maior pico vegetativo do ano, com 36,8% das plantas com brotos jovens.

Além dos cuidados envolvendo produtos, rotação, frequência e qualidade de aplicação, outra medida de extrema importância é a auditoria nos pomares, é preciso conferir se as aplicações estão sendo executadas de maneira correta, se a cobertura de pulverização está acima de 30%, pincipalmente na parte superior de plantas com alturas acima de 5 metros.

 

Fonte: Agrolink, 18/08/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close