NOTÍCIAS
Aumento da infestação de cigarrinha-do-milho gera preocupação
A cigarrinha-do-milho é conhecida por ser uma das principais ameaças aos cultivos de milho, podendo resultar em perdas de 70% ou mais. O inseto se alimenta da seiva das plantas e atua como vetor de vírus e bactérias, os quais causam doenças como enfezamento vermelho, enfezamento pálido e virose do raiado fino do milho.
Apesar da ameaça não ser uma novidade, a intensidade da infestação pela praga tem atingido níveis preocupantes. Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) houve um aumento de 177% nos últimos dois anos e em estados como Rio Grande do Sul e Paraná os impactos já são estão sendo sentidos.
Além de comprometer a produtividade, o manejo da cigarrinha é um desafio, visto que o inseto se multiplica rapidamente, sendo necessário o uso de estratégias efetivas e monitoramento da lavoura.De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Liu, gerente de produtos da Rizobacter, evitar o plantio próximo a locais com histórico de enfezamentos, o uso de híbridos mais tolerantes às doenças e a eliminação de restos de cultura são práticas importantes que podem mitigar o problema.
Fonte: Agrolink, publicado em 27/12/2023
Fonte da imagem: Freepik