NOTÍCIAS

Aumento de infecções por coronavírus afeta setor manufatureiro chinês


A atividade industrial da China encolheu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro e contraiu no ritmo mais rápido em quase três anos, com infecções devastando linhas de produção em todo o país depois que Pequim suspendeu abruptamente as medidas anti-coronavírus.

O Escritório Nacional de Estatísticas da China disse no sábado que o índice oficial dos gerentes de compras (PMI) caiu para 47,0 em dezembro, de 48,0 em novembro. Economistas consultados pela Reuters esperavam um PMI de 48,0. Os valores do PMI geralmente usam 50 como o ponto divisor da força econômica, ou “linha de expansão e queda”. Abaixo de 50 indica contração e acima de 50 indica expansão.

Esta é a maior queda desde fevereiro de 2020, os primeiros dias da pandemia de COVID-19. Os dados forneceram a primeira leitura oficial sobre o setor manufatureiro da China desde que as restrições mais rígidas do mundo contra o coronavírus foram levantadas no início de dezembro. A empresa britânica de dados de saúde Airfinity estima que o número acumulado de infecções na China em dezembro pode chegar a 18,6 milhões.

Analistas dizem que o aumento de infecções pode levar à escassez temporária de mão de obra e exacerbar as interrupções na cadeia de suprimentos. A Reuters informou na quarta-feira que a Tesla planeja implementar cortes de produção em sua fábrica de Xangai a partir de janeiro do próximo ano, estendendo os cortes de produção que começaram neste mês até o próximo ano.

O enfraquecimento da demanda externa em meio aos crescentes temores de uma recessão global em meio ao aumento das taxas de juros, inflação e uma guerra em andamento na Ucrânia podem desacelerar ainda mais as exportações da China, prejudicando seu vasto setor manufatureiro e dificultando a recuperação da economia.

“A maioria das fábricas que conheço está bem abaixo do volume de pedidos que têm para esta época do ano que vem. Muitas das fábricas com as quais tenho contato estão abertas 50%, algumas menos de 20%.”, disse Cameron Johnson, sócio da consultoria de cadeia de suprimentos Soluções Tidalwave. “Portanto, embora a China esteja se abrindo, a manufatura vai desacelerar porque o resto do mundo está desacelerando. As fábricas terão trabalhadores, mas não terão pedidos.”

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, 56,3% dos fabricantes entrevistados disseram que foram significativamente afetados pelo surto em dezembro, um aumento de 15,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, embora a maioria dos fabricantes também tenha dito que espera que a situação melhore gradualmente.

Zhou Hao, economista-chefe da Guotai Junan International, disse: “Embora (o PMI de manufatura) tenha sido menor do que o esperado, é realmente difícil para os analistas fornecer previsões razoáveis, considerando a incerteza do vírus no mês passado. No geral, acreditamos que o pior já passou para a economia chinesa e uma forte recuperação econômica está no horizonte.”

Os reguladores bancários e de seguros da China prometeram nesta semana intensificar o apoio financeiro a pequenas empresas privadas nos setores de alimentação e turismo, duramente atingidas pelo surto de coronavírus, enfatizando que a recuperação do consumo será uma prioridade.

O PMI não manufatureiro, que mede a atividade do setor de serviços, caiu para 41,6, de 46,7 em novembro, também o nível mais baixo desde fevereiro de 2020, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China. O PMI composto oficial para manufatura e serviços caiu de 47,1 para 42,6.

Mark Williams, economista-chefe da Capital Economics para a Ásia, disse: “As semanas que antecedem o Ano Novo Chinês continuarão desafiadoras para o setor de serviços, pois as pessoas relutam em sair e gastar mais dinheiro, preocupadas em serem infectadas. Mas, à medida que as pessoas retornam do feriado do Ano Novo Chinês, as perspectivas devem ficar mais claras – o número de infecções cairá, com uma grande proporção de pessoas que contraíram o vírus recentemente e sentem que têm algum nível de imunidade”.

 

Fonte: Voa Chinese, 14/12/2022.

Fonte da imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close