USO E APLICAÇÃO

Prática agrícola Chinesa pode melhorar o controle fúngico utilizando marcadores genéticos


Um estudo comparativo de um patógeno fúngico da colza (OSR) na Europa e na China usando novos marcadores genéticos sugere que as inundações associadas ao cultivo de arroz na China podem estar limitando sua capacidade de reprodução sexual. Esses resultados têm implicações importantes para as estratégias integradas de manejo de pragas da OSR e podem contribuir para melhorar a segurança dos suprimentos de sementes oleaginosas.

A doença da perna preta (Phoma) é uma doença de OSR globalmente importante. Embora existam pelo menos duas espécies de fungos que causam a doença, o estudo se concentrou em apenas uma, o Plenodomus biglobosus, que causa surtos graves da doença, principalmente na China. O fungo pode se reproduzir tanto de forma assexuada quanto sexuada, mas é heterotálico – ou seja, dois tipos diferentes de acasalamento devem estar presentes para que ocorra a reprodução sexuada.

“Em partes da China, onde arroz e OSR são frequentemente cultivados em rotação; O restolho OSR é frequentemente submerso em água por longos períodos. A inundação de detritos infectados, mesmo por períodos de tempo relativamente curtos, pode inibir a produção e liberação de esporos de origem sexual”, disse o Dr. Kevin King, principal investigador do estudo.

Mais pesquisas agora são necessárias para explorar até que ponto os esporos produzidos sexualmente levam a surtos na China.

“Entender a extensão em que a reprodução sexual pode estar ocorrendo no campo para a população chinesa de P. biglobosus pode fornecer novos insights, por exemplo, sobre a dispersão de esporos, que podem ser usados ​​para informar as estratégias de gerenciamento da doença”, acrescentou o Dr. King.

 

 

Fonte: Rothamsted, 21/12/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close