NOTÍCIAS
Cigarrinha-das-raízes pode ameaçar produção de cana-de-açúcar
Newton Macedo, pesquisador, liderou um trabalho sobre o controle da cigarrinha das raízes utilizando o defensivo pririproxifeno. Ele destaca a importância do controle dessa praga para a cadeia produtiva de cana-de-açúcar e os danos que ela pode causar caso não ocorra um controle logo na primeira geração.
Em regiões de histórico de presença da cigarrinha a molécula tem atuado impedindo a eclosão das ninfas, sendo muito importante na safra atual pelas condições climáticas na presença do El Niño.
Segundo o pesquisador, o setor de cana deve manter a atenção redobrada em relação à cigarrinha, principalmente com a expectativa de índices pluviométricos mais elevados nos próximos meses, o que induz ao início do ciclo da praga.
Newton ainda completa que o ciclo do inseto tem duração média de 60 dias, e os danos causados ocorrem principalmente em um momento em que a planta necessita de boas condições para crescer e se desenvolver. A ocorrência da praga pode resultar em perdas de 50% produtividade, impactando o açúcar e o etanol.
Dessa forma, o controle eficaz da cigarrinha é fundamental para que os produtores possam ter uma boa produtividade.
Fonte: Agrolink, publicado em 30/11/2023
Fonte da imagem: Freepik