NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisadores americanos lideram o estudo sobre o nematoide do cisto da soja


Os pesquisadores da Divisão de Ciência e Tecnologia Vegetal da Universidade do Missouri, nos EUA, tem liderado as pesquisas para desvendar e entender os mecanismos genéticos que a soja utiliza como defesa contra o nematoide de cisto da soja (SCN). Nos últimos anos, o foco das pesquisas tem sido na busca de genes que podem desempenhar um papel de resistência contra praga, consequentemente podendo melhorar a rentabilidade e produtividade em todo o mundo.

O resultado dos estudos resultou a descoberta de um novo gene, o qual foi chamado de GmSNAP02, que apresenta um mecanismo de ação de resistência ao SCN, podendo ser um grande avanço para os agricultores. Segundo o presidente do Conselho de Merchandising de Soja do Missouri, Aaron Porter, a próxima etapa é integrar esse gene na soja.

Os nematoides são pragas que afetam culturas no mundo todo de maneira significativa. Somente nos EUA, os danos causados pelo SCN são na casa de bilhões de dólares. Nos últimos anos a virulência do SCN tem aumentado com a maior resistência dos parasitas aos mecanismos de controle atuais. Dessa forma o novo gene descoberto pode oferecer uma esperança no controle à praga.

Após mapear e selecionar o gene de interesse, a equipe de pesquisa adicionou o GmSNAP02 no material genético das plantas a serem avaliadas, as quais apresentam aumento na resistência. Esse resultado pode impactar positivamente os agricultores de soja, que em breve poderão obter as sementes já com a capacidade elevada de resistência ao SCN.

Segundo a Dra. Melissa Mitchum, a pesquisa também forneceu insights sobre como a praga consegue se adaptar e superar os mecanismos atuais, sendo que a melhor compreensão desse processo deve melhorar a durabilidade dos genes de resistência, favorecendo os produtores.

De maneira geral, o uso do gene GmSNAP02, deve levar a aumentos nos rendimentos e perdas menores dos agricultores.

 

Fonte: Agropages, publicado em 29/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close