NOTÍCIAS

Controle do ácaro da leprose gera preocupação no Fundecitros


O Fundo de Defesa dos Citros (Fundecitrus) se mostrou preocupado com a falta de defensivos disponíveis para controle do ácaro da leprose (Brevipalpus phoenicis) vetor do vírus causador da leprose dos citros. De acordo com a associação, o desenvolvimento de novas tecnologias é necessário e urgente.

O pesquisador do Fundecitrus, Renato Bassanesi, destacou que há poucos acaricidas disponíveis para o controle do ácaro em citros e que o uso contínuo dos mesmos produtos leva a perdas de eficácia pela seleção de indivíduos resistentes.

O Fundecitrus recebeu recentemente visitas de representantes de diversas empresas da China, EUA, Japão e Coreia do Sul, que acompanharam o trabalho da instituição e buscaram entender o potencial do mercado de citros e o impacto que da doença.

A leprose dos citros é causada pelo vírus Citrus leprosis vírus (CiLV) o qual é transmitido pelo ácaro da leprose e pode resultar em perdas produtivas e redução no tempo de vida das árvores. No Brasil, a leprose foi identificada em 1933 no estado de São Paulo e, atualmente, o controle está baseado medidas para reduzir as fontes do vírus e as populações dos ácaros vetores.

 

Fonte: Agropages, publicado em 21/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close