FORMULADOS
2,4D diz que herbicida é eficiente e não prejudica humanos
2,4D diz que herbicida é eficiente e não prejudica humanos
A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, teve acesso ao texto “Contaminação por agrotóxicos tem afetado comunidades indígenas, diz antropóloga”, publicado pela Agência Brasil e reproduzido pelo portal de notícias 24 Horas News, e gostaria de esclarecer algumas informações.
O 2,4-D é o herbicida mais utilizado no mundo e foi o primeiro herbicida seletivo a ser desenvolvido com sucesso. Autoridades regulatórias encarregadas da proteção da saúde pública em mais de 100 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França e Japão aprovaram o registro do 2,4-D, considerando-o seguro quando utilizado de acordo com as recomendações de uso. Esses registros são baseados em rigorosas e contínuas avaliações de dados científicos. As decisões das agências levam em conta mais de 40 mil estudos científicos, sendo mais de 4 mil sobre toxicologia, e essas pesquisas são constantemente atualizadas para atender às exigências regulatórias.
Erroneamente, o herbicida 2,4-D tem sido associado aos efeitos negativos do Agente Laranja, utilizado como desfolhante na Guerra do Vietnã. O 2,4-D foi um dos componentes do Agente Laranja, juntamente com outra molécula do grupo fenoxi, o 2,4,5-T. Pesquisadores concluíram que o 2,4,5-T foi o elemento de preocupação no Agente Laranja, em função de possível contaminação por dioxina. Como resultado, sua comercialização foi descontinuada há mais de 25 anos (produção e registro), enquanto o 2,4-D continua a ser um dos herbicidas mais confiáveis e utilizados em todo o mundo.
24 Horas News, 02/09/2016