FORMULADOS
8 fabricantes consultam certificação sobre a funcionalidade de adjuvantes agrícolas
O Programa “Adjuvantes da Pulverização” já conta com oito consultas formais de fabricantes para submeter adjuvantes agrícolas a análises e certificações sobre a funcionalidade desses produtos. Anunciada há duas semanas, a iniciativa será posta em prática nos laboratórios do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC). O órgão, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, fica na cidade de Jundiaí e conduz o ‘Adjuvantes da Pulverização’ em parceria com o setor privado.
Coordenador do programa, o pesquisador científico Hamilton Ramos assinala que as análises de funcionalidade aplicadas aos insumos atenderão a uma exigência do agronegócio, em busca da comprovação da eficácia agronômica de marcas de adjuvantes agrícolas comercializadas no País.
De acordo com Ramos, adjuvantes constituem produtos adicionados à calda de defensivos agrícolas. Tecnicamente, explica ele, os insumos auxiliam na eficácia da pulverização e do controle fitossanitário, por apresentar efeitos do tipo espalhante, umectante ou penetrante, entre outros. “Associar um adjuvante de funcionalidade duvidosa a um defensivo agrícola de boa qualidade pode pôr a perder o investimento no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.”
Fonte Grupo Cultivar, 29/04/2020
Fonte da imagem: Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay