FORMULADOS
Autorizada importação de defensivo para combate à broca do café
Autorizada importação de defensivo para combate à broca do café
O Ministério da Agricultura autorizou a importação de agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo a substância Ciantraniliprole para uso por cafeicultores do Estado de Minas Gerais apenas. Publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira, a autorização foi concedida em caráter emergencial e temporário, em portaria que estabelece medida de defesa sanitária para combate à broca do café.
A Portaria 711/2014 do Mapa é um desdobramento de outra. Por intermédio da Portaria 188/2014, publicada em 13 de março, o órgão já tinha declarado estado de emergência fitossanitária em Minas, por um ano, por causa do “risco iminente de surto pela infestação da praga Hypothenemus Hampei” nas plantações de café.
Na norma de hoje, além de autorizar a importação, o ministério estabelece como deve ser feito o controle químico da praga com inseticida a base de Ciantraniliprole , “ a ser realizado em talhões da lavoura por meio de monitoramento”.
Segundo o texto, “ o controle somente será efetuado nos talhões quando a infestação atingir 3%” ou mais de frutos broqueados. A dose de ingrediente ativo deve ser de 175 gramas por hectare, admitidas no máximo duas aplicações do agrotóxico.
Valor Econômico, 18/07/2014