FORMULADOS
BASF e Mitsui liberadas para desenvolverem inseticida
BASF e Mitsui liberadas para desenvolverem inseticida
O órgão máximo de regulação de mercado no Brasil deu sinal verde para que a Basf Agrochemical Products B.V. e a Mitsui Chemicals Agro desenvolvam um novo inseticida destinado a culturas como vegetais folhosos, culturas perenes e grãos de cereais. O chamado “ato de concentração” entre as empresas foi aprovado, sem restrições, pela superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com a operação proposta, a Mitsui concederá à Basf uma licença referente ao ingrediente ativo MCI-8007 para o desenvolvimento e comercialização do novo inseticida. O produto, no entanto, está previsto para chegar ao mercado apenas dentro de sete anos, em meados de 2021, considerando os lentos prazos brasileiros para aprovação e liberação de novas tecnologias.
Para justificar a liberação, a superintendência alegou baixa participação de mercado, com sobreposição horizontal, além de possibilidade de integração vertical. De acordo ainda com a superintendência do Cade, a Mitsui ainda não comercializa diretamente inseticidas no Brasil, apenas ingredientes ativos.
Para o órgão regulador do governo brasileiro, a parceria não resultará em “concentração ou alteração da atual estrutura do mercado” relevante. Com isso, afirma o Cade, a operação não apresenta potenciais lesivos à concorrência – o que levou à aprovação do acordo “sem restrições”.
Agrolink, 11/09/2014